O Icep foi um dos apoiadores do “Encontro Formativo sobre Ações Consorciadas no Âmbito Educacional” que também teve como parceiros o Itaú Social, a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/Bahia.

O Encontro formativo sobre ações consorciadas no âmbito educacional reuniu Dirigentes Municipais de Educação da Chapada Diamantina, no município de Lençóis (21.11.19) teve com a proposta ampliar a atuação da Câmara Técnica de Educação do consórcio, possibilitando a realização de compras coletivas e outras ações consorciadas. O evento foi realizado pelo Consórcio Chapada Forte e contou com o apoio do Itaú Social, da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/Ba.

Dirigentes municipais e parceiros como o Icep, O Itaú Social, a Rede de Colaboração Municipal em Educação e a Undime-Bahia promovem encontro para fortalecer ações consorciadas na Educação.

Para a Coordenadora do Consórcio Chapada Forte e Dirigente Municipal de Educação e Iraquara, Simone Neves Pinto, o evento fez com que todos tivessem consciência da dimensão do que é a câmera técnica “Com as palestras, a gente compreendeu como é feita essa compra compartilhada e quantos benefícios ela pode trazer para as prefeituras e melhoria da educação. Saímos empolgados para tomar mais atitude” e ainda revela planos pós encontro: “A nossa ideia é de que no próximo ano já consigamos”. O prefeito do município de Lençóis, Marcos Airton, fala da satisfação de ter sediado o encontro “Esse evento foi fantástico, agradecemos essa participação. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos encontros desse aqui”.

Durante o evento, o Superintendente do Consórcio Conisul, Louristel Erlan, abordou o tema da compra compartilhada e detalhou a parte técnica do processo. A apresentação foi voltada também para a pauta de compra de material didático. Louristel explica que estas ações podem ter como reflexo a diminuição da evasão dos alunos nas escolas: “É gratificante ver a alegria ver dos alunos e dos pais, pois, muitas vezes eles não conseguiriam comprar um material de qualidade e graças ao consórcio, eles têm os materiais”, constata o superintendente.

Para Elter Bastos, prefeito do município de Wagner, a colaboração é muito importante para os pequenos municípios, como é o caso de Wagner, que tem parceria técnica com o Icep. Ele revela ainda que acredita que a união dos municípios para realizar compra compartilhada reflete nos orçamentos para melhoria em toda a gestão. É o que reitera o Secretário de Educação do município Ricardo Bebel, “Ficou muito claro que quando as compras são feitas de maneira
consociadas há uma redução extremamente considerativa nos custos”.

O Encontro formativo atende a uma demanda dos consorciados de ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de atuação da Câmara Técnica de Educação, para que possa fortalecer suas ações, a exemplo da realização de compras coletivas, para redução de custos e otimização dos recursos públicos. Visando ampliar e fortalecer a atuação dos consórcios pelo desenvolvimento da educação na Chapada Diamantina.

Estiveram presentes representantes de Consórcios que possuem Câmaras Técnicas em Educação, e que integram a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, como os Consórcios Cisama (SC), CDS LS (BA), Ciapra (BA) e Cogiva (PB). Também participaram do encontro o Diretor Territorial da Chapada Diamantina – Undime-Ba, Enoque Francisco de Jesus; a Dirigente Municipal de Educação de Andaraí e Coordenadora do Fórum de Dirigentes e representante da Undime no Território, Isa Dourado Neto de Abreu Bacelar; a Diretora de Relações Institucionais do Icep Fernanda Novaes e a Coordenadora Pedagógica Territorial do Icep Janara Luiza Botelho.

Fonte: ICEP