Durante encontro, questões essenciais para os municípios consorciados foram discutidas.

A Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Chapada Forte realizada nesta quinta-feira (15), na sede da entidade, localizada na Praça Aureliano Gondim, Centro, Andaraí-BA, serviu para fortalecer os municípios consorciados no compromisso de buscar investimentos para o desenvolvimento social, econômico e produtivo na região. Na pauta do encontro estavam as discussões relacionadas à organização de cadeia produtiva da proteína animal e agricultura, os recursos hídricos da região Chapadeira e, ainda, a alteração do Estatuto que rege os trabalhos do órgão.

O presidente do Consórcio, Wilson Cardoso (PSB), ressaltou a necessidade de união das cidades em torno de um único propósito: o desenvolvimento da região Chapadeira. “É sempre uma oportunidade muito grande reunir trinta prefeitos e prefeitas que estão pensando no desenvolvimento dos seus municípios”, diz Cardoso.

“Como diz o ditado, ‘a união faz força’. Então, agora nós vamos fazer valer a força da nossa união. Chegou a hora e a vez da Chapada Diamantina se desenvolver com competência, união, honestidade, vontade de servir e de preparar um futuro melhor”, conclui.

Durante o encontro, foi discutida uma alteração no Estatuto da entidade. Com a modificação, passa-se a ter um diretor que trata apenas dos assuntos referentes ao Meio Ambiente no território.

Cláudio Serrada (PSD), prefeito de Ruy Barbosa, foi eleito para ocupar a pasta em votação unânime. Segundo ele, essa é uma responsabilidade muito grande dada pelo Consórcio, mas afirma que o seu trabalho será no sentido de preservação do meio ambiente e fomento à cadeia produtiva. “É uma responsabilidade muito grande que o Consórcio me deu, ‘botou’ em minha mão. Trata-se da região da Bahia, com certeza, com mais olhares internacionais para o turismo, né, para ecologia”, diz Serrada.

Sobre as questões dos recursos hídricos, Marcelo Abreu, diretor de Segurança Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), anunciou que o Plano Estadual de Segurança Hídrica está em fase final de conclusão. Segundo ele, este documento será essencial para evitar os conflitos pelo uso da água na Bacia do Rio Utinga, principalmente através da outorga d’água, a ser concedida em breve pelo Consórcio.

Além disso, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, através dos seus representantes Jeandro Ribeiro, Chefe de Gabinete, Camila Batista, Coordenadora do CDA, e Célia Watanabe, Superintendente do Bahiater; apresentou o projeto de integração produtiva dos entes consorciados ao Chapada Forte. Dentro desse escopo, estão ações como produção da agricultura familiar, crédito rural, assistência técnica, regulamentação fundiária e ambiental, acesso à agroindústria e dinamização da economia dos municípios que, somados, equivalem a um investimento de R$ 7 mi, aproximadamente.

De acordo com Jeandro Ribeiro, como o Consórcio sempre apresentou, através de seus municípios, muita eficiência, praticidade e rapidez na execução das políticas públicas, se for necessário acréscimo aos valores inicialmente estipulados para atender todas cidades, o governo do Estado não hesitaria em fazê-lo.

O Diretor da cadeia produtiva Gil (PSC), prefeito de Ibicoara, disse que só há um caminho para o fortalecimento econômico e produtivo da região; este trajeto, segundo ele, seria o da ‘união’, o ato de ‘dar as mãos’. “Olha, veja só. Só há um caminho de você se fortalecer: se unir, dar as mãos. Nós temos um potencial muito grande... A Chapada Diamantina é extremamente rica, rica pelas belezas naturais, rica pelo seu potencial agrícola. Estava faltando o que está acontecendo no momento: os representantes das cidades da Chapada Diamantina se unirem, se unirem em prol do bem comum, e fazer a Chapada Diamantina cada dia mais forte”, sinaliza.

CONHEÇA O CONSÓRCIO CHAPADA FORTE

Criado em 2014, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina, mais conhecido como Consórcio Chapada Forte, é uma associação pública que reúne trinta municípios da Bahia, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico-social dos municípios consorciados.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/chapada_forte/

SITE: http://www.consorciochapadaforte.ba.gov.br/