O presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, ao lado dos prefeitos de Boa Vista do Tupim e de Itaetê, Helder Lopes e Zenildo Oliveira, respectivamente, assinaram nesta quarta-feira (24.11) a ordem de serviço que autoriza o início das obras da ponte que interligará ambas as cidades chapadeiras.

O empreendimento conta com o apoio do governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, no âmbito do convênio 492/2021 cujo objetivo é a implantação de passagem molhada sobre o Rio Paraguaçu, que ligue a comunidade da Santa Clara, localizada no território de Boa Vista do Tupim, à sede da cidade de Itaetê.

Wilson Cardoso, presidente do Chapada Forte, afirma que, com a passagem molhada beneficiando Boa Vista do Tupim e Itaetê, a região também será muito fortalecida. ”Essa passagem molhada vai, com certeza, melhorar o desenvolvimento da nossa Chapada, uma vez que favorece o escoamento da produção agrícola na região e interliga demais municípios chapadeiros”, diz.

Segundo ele, essa conquista apresenta um novo conceito à gestão dos consórcios públicos, que unem muitas mãos em torno do bem comum. “Não tenho dúvidas de que este é um passo muito importante para a nossa Chapada, principalmente porque a fortalece. Este é o resultado do esforço do nosso consórcio para o desenvolvimento da nossa região. Nós entendemos que somente a união entre todas as forças políticas vai ser capaz de fazer da Chapada uma referência no Brasil”, conclui.

O investimento para a passagem molhada ultrapassa a quantia de 1 milhão de reais. Boa Vista do Tupim e Itaetê, por sua vez, entraram com contrapartida que, somando-se os valores, chega a mais de 110 mil reais.

Idealizador do projeto, Carlinhos Kubitschek relembra o episódio que o fez levar a iniciativa ao vice-governador da Bahia, João Leão. “Eu estava um dia na balsa [transporte que atravessa o rio levando os moradores], um estudante foi entrar e caiu. Sujou todo o  fardamento e ainda perdeu seus livros e materiais. Ver pessoas com deficiência, idosos, estudantes com dificuldades para ir e vir foi o que mais me chamou a atenção para pautar isso a João Leão [vice-governador da Bahia], que sensibilizou o governo”, diz.

Um novo caminhar para a Chapada

Os gestores municipais não escondem a alegria pela obra. Zenildo Oliveira e Helder Campos, prefeitos de Itaetê e Boa Vista do Tupim, são uníssonos em afirmar que a ponte trará ao povo chapadeiro uma

nova perspectiva, seja ela social ou econômica.

“Com certeza este é um novo caminhar para a Chapada. Na verdade, [a passagem molhada] é um sonho antigo meu e do prefeito ‘Dinho’. Este projeto vai ser muito importante para a economia do município, porque é mais um acesso a Boa Vista do Tupim e Ibiquera, que vai facilitar a vida de muitas pessoas, tanto daqui de Itaetê quanto de municípios vizinhos”, finaliza Zenildo.

“Essa obra talvez seja uma das mais importantes da Chapada, porque interliga o nosso território a outras regiões. É uma obra que vai potencializar a economia dos nossos municípios, além de facilitar o acesso das pessoas à saúde, à educação, à infraestrutura. Então, este é um momento especial para a Chapada como um todo”, diz ‘Dinho’.