Meio Ambiente fortalecido: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Consórcio Chapada Forte
encerram capacitação para desenvolvimento da política municipal de PSA

 

Na manhã desta quinta-feira (16), no auditório do Consórcio Chapada Forte, aconteceu a cerimônia de encerramento da capacitação para desenvolvimento da política municipal de pagamentos por serviços ambientais, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia às pastas municipais de Meio Ambiente dos entes consorciados.

Durante o encontro, painéis temáticos foram realizados por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Os gestores ambientais também receberam os certificados de conclusão da capacitação.

 

Secretária Executiva do Consórcio, Gabriela Souza fez a abertura oficial do encontro, agradecendo a presença dos gestores em políticas ambientais dos entes consorciados e enfatizando o compromisso do Consórcio em trabalhar para instituir esse serviço de conservação ambiental.

O Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (PSA) da Sema Tiago Porto esteve presente. De acordo com ele, ver a participação dos municípios do território fortalece a aplicação do pagamento por serviço ambiental na Chapada Diamantina.

Iago Oliveira, gestor ambiental do município de Ibirapitanga, e Geneci Braz, Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema, mediaram o primeiro painel, cuja discussão ficou baseada na execução do pagamento por serviço ambiental. Dentro da explanação, os técnicos trouxeram os resultados dos projetos municipais com PSA de Ibirapitanga e os projetos com PSA na Bahia, além das possibilidades de inserção pelos municípios.

Já Marcelle Chamusca, Assessora Técnica da Sema, Nayra Coelho, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ulisses Guimarães e Lucas Gomes, técnicos do Consórcio Chapada Forte, e Naijara França, coordenadora do convênio Gestão Ambiental Compartilhada - GAC, apresentaram os resultados da capacitação de desenvolvimento das políticas municipais de PSA para o Consórcio Chapada Forte, durante o segundo painel.

Os gestores ambientais presentes ainda participaram de uma dinâmica proposta pela equipe da Sema e do Inema, na qual eles deveriam apontar as prioridades para a consolidação do PSA na região chapadeira e os próximos passos para implementá-la.