CONSÓRCIO CHAPADA FORTE REALIZA REUNIÃO COM COELBA
E DIRETORIA DE ENERGIA ELÉTRICA DA SECRETARIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA.

As dificuldades e prejuízos que a região da Chapada Diamantina tem enfrentado em relação aos serviços de fornecimento de energia elétrica foi pauta da Assembleia Ordinária do Consórcio Chapada Forte realizada na manhã desta sexta (18/03) no município de Andaraí a pedido do presidente do Consórcio e Prefeito de Andaraí Wilson Cardoso. O encontro reuniu Prefeitos e Prefeitas, secretários municipais, vereadores, representantes de associações rurais, diretoria de Energia do Estado e representantes da COELBA.

O Presidente do Consórcio Chapada Forte apresentou na reunião relatório detalhado das demandas dos municípios, a exemplo das extensões de rede residencial, comercial e industrial, e, especialmente na zona rural, as constantes oscilações e interrupções no fornecimento de energia elétrica, que provocam imensuráveis prejuízos, danificando bombas do sistema de abastecimento de água de diversas localidades, equipamentos de proteção e de aparelhos elétricos de forma geral, bem como prejuízos junto ao comércio local em decorrência de comprometimento no armazenamento dos alimentos perecíveis, finalização de obras de instalações de redes em comunidades rurais que estão a anos paradas, dentre outros.

A equipe da Coelba ouviu as demandas de todos os Municípios Consorciados, apresentaram algumas soluções de forma imediata e acordaram abrir um canal exclusivo de comunicação com os municípios por intermédio do Consórcio com o intuito de dar celeridade nas demandas recebidas. Ficou acordado ainda, que será feito um Grupo de Trabalho com representantes da Coelba e do Consórcio Chapada Forte para monitoramento dos pleitos encaminhados.

“Além do atendimento direto que realizamos diariamente, através dos nossos canais oficiais, temos uma agenda de encontros e reuniões com prefeitos e representantes dos municípios, a fim de facilitar o processo de solicitações que envolvem a distribuidora. É uma oportunidade em que a concessionária reitera o seu engajamento com o crescimento econômico do nosso estado.”, ressalta a gerente de atendimento da Neoenergia Coelba, Adriana Teodorio.

“A reunião foi uma iniciativa excelente do presidente do consórcio, Wilson Cardoso, porque envolve diretamente todos os municípios e fortalece o nosso trabalho para que a Coelba acelere os projetos”. Ressaltou Gilson Moraes, diretor de energia da SEINFRA - BA.

Para o presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, foi um encontro produtivo, onde mostrou mais uma vez a união dos municípios. “O consórcio Chapada Forte não é só de máquinas, temos um papel institucional, o mais forte é a nossa união, nossa força, então convidamos a Coelba, para discutir os problemas de todos os municípios consorciados. Saímos daqui cheio de esperança que tudo seja solucionado e que de agora em diante teremos uma comunicação direta com a Coelba para que todos os pleitos aconteçam com a velocidade que precisamos”.

CONSÓRCIO CHAPADA FORTE ESTRUTURA CENTRAL DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Após a reunião com a Coelba, prefeitos, prefeitas e seus representantes revisaram o REGULAMENTO DE GESTÃO E USO DE EQUIPAMENTOS DO CONSÓRCIO, acrescendo artigo que estipula prazo mensal para apresentação de contas dos recursos recebidos através da prestação de serviço com a Patrulha Mecanizada aos municípios contratantes e realizaram visita conjunta à CENTRAL DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DO CONSÓRCIO.

O Consorcio Chapada Forte tem ampliado a cada dia os equipamentos e maquinários de sua patrulha mecanizada, em parceria com o Governo do Estado, afim melhorar o suporte realizado aos municípios consorciados.

“Somos um consorcio FORTE, pela união de seus municípios e pelas parcerias firmadas. Acreditamos que agora é a vez da CHAPADA e que com essas máquinas e equipamentos temos maior condição de promover o desenvolvimento regional”. Ressaltou Wilson Cardoso, presidente do CIDCD.