ANDARAÍ – O novo caminhar de desenvolvimento que a Chapada Diamantina vive ficou mais que evidente nesta sexta-feira (08), durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Chapada Forte, com a entrega do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à Queijaria Sabor do Campo, do município de Ruy Barbosa – primeiro empreendimento da região a receber o selo.

Aurélio e Flaviana Pires, que não escondiam a felicidade por esta conquista receberam o certificado das mãos do presidente do Chapada Forte, Wilson Cardoso, do prefeito de Ruy Barbosa, Claudio Serrada, e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Laythyner Ribeiro, logo na abertura do encontro.

Para Cardoso, a certificação do empreendimento com o SIM é um grande passo no desenvolvimento da economia da região. “Eu sempre digo que o nosso papel aqui no Consórcio é transformar sonhos produtivos em realidade, é colaborar com a transformação das vidas do nosso povo. E hoje, em saber que este empreendimento vai ser o primeiro a receber o selo de inspeção municipal, o SIM, me faz crer que estamos no caminho certo; no caminho do amor, da transformação, da união pelo nosso povo e no caminho do desenvolvimento da economia da Chapada Diamantina”, disse.

Promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o SIM é responsável pela fiscalização e inspeção da produção industrial dos alimentos de origem animal, com o objetivo de dar maior segurança ao produtor e ao consumidor. Para entrar em vigor, o SIM precisa ser aprovado pelos legislativos municipais; do total de municípios consorciados, mais da metade já aprovaram o texto que cria o serviço no âmbito municipal.

Veterinária do Consórcio Chapada Forte, Amanda Santos explica a importância da autenticação nos produtos comercializados dentro do território como forma de dar maior segurança aos pequenos e médios negócios. “O nosso intuito ao registrar esses empreendimentos com o SIM é garantir a segurança dos alimentos à população e desenvolver os produtores através da geração de emprego e renda, além de ser também uma oportunidade de crescimento aos pequenos empreendedores, através do aumento da produção”, frisou.

Cláudio Serrada, prefeito de Ruy Barbosa, e Jeandro Ribeiro, Secretário de Desenvolvimento rural, disseram estar muito felizes com mais essa conquista para o território da Chapada Diamantina. “Isso [o selo] só vem a aumentar nosso orgulho, a nossa emoção. É um momento de agradecimento, de gratidão a todo o apoio dado pelo governo do Estado”, pontuou Serrada. “Quando a gente aproxima as políticas públicas aos que de fato precisam temos resultados

como este, de potencialização dos nossos produtores”, concluiu Ribeiro.

“SENSAÇÃO DE EMOÇÃO E SEGURANÇA”,
DIZEM EMPREENDEDORES

Responsáveis pela queijaria Sabor do Campo, Aurélio e Flaviana não escondiam a felicidade em inaugurarem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no território chapadeiro — um stand montado dentro do prédio que sedia o Consórcio Chapada Forte apresentava aos convidados uma amostra do material que eles produzem. “A felicidade é muito grande. Trabalhar com nosso produto regularizado, poder colocar nos supermercados, sem preocupação, vai abrir um horizonte muito de crescimento para nossa empresa", concluiu Aurélio.