Foto: Marcionilio Souza

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), inicia, nesta segunda-feira (19), mais uma etapa de georreferenciamento (medição da terra) no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Será realizada a medição de 80 propriedades rurais do município de Nova Redenção. O georreferenciamento é uma etapa fundamental para a lisura do processo da regularização fundiária, que resultará na emissão do título de terra.

Na Chapa Diamantina, mais de 600 famílias, distribuídas nos municípios de Andaraí, Marcionílio Souza e Boninal, já tiveram suas áreas georreferenciadas. A ação é executada pela CDA/SDR, no âmbito do projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Chapada Forte.

Foto: Marcionilio Souza


Luiz Evangelista Nascimento, agricultor familiar da Comunidade de Umburanas, no município de Marcionílio Souza, que já teve sua propriedade medida, comemora a importância do título da terra para sua família: “Eu só tenho um recibo da posse da terra, agora eu vou poder comprovar que esta propriedade é nossa. Vai trazer muita tranquilidade para todos nós”.

Para Luiz Murilo Rocha Câmara, coordenador geral do projeto de Regularização Fundiária do Consórcio, “esse projeto é de fundamental importância para o agricultor familiar porque ele passa a ter um documento que assegure a posse efetiva da terra onde mora, produz e, na maioria das vezes, nasceu. A parceria do Governo do Estado, por meio da CDA, com o Consórcio está transformando o sonho destas famílias em realidade”.