Evento contou com participação de secretários municipais de Meio Ambiente, seus respectivos técnicos e com representantes da SEMA e do INEMA.

 

O Consórcio Chapada Forte realizou nesta quinta-feira (23.09), no auditório da instituição, que fica localizada na Praça Aureliano Gondim, Centro, em Andaraí, o Seminário de Apresentação do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada. O evento contou com a participação de secretários municipais de Meio Ambiente, técnicos das respectivas secretarias, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA. 

Wilson Cardoso, presidente da entidade e prefeito de Andaraí, abriu os trabalhos agradecendo a presença dos secretários, o que, segundo ele, denota total compromisso com o tema do meio ambiente na região. “Agora é a vez da Chapada. E ver todos vocês aqui, presentes, mostra que a nossa união pelo cuidado ao Meio Ambiente fortalece ainda mais a Chapada”, afirmou.

Mônica Sodré, Diretora de Educação Ambiental, esteve presente no encontro, representando a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Márcia Telles. Quem também participou do encontro foi a prefeita de Mucugê, Ana Medrado. Para ela, a oportunidade de debater esses temas é sempre muito necessária, uma vez que fortalece a ‘nossa Chapada’ rumo a realização de seus sonhos de desenvolvimento.

Para o evento estavam programados painéis de facilitação do tema. Kitty Tavares, coordenadora do programa GAC, foi a primeira a ministrar a palestra “O Programa Gestão Ambiental Compartilhada e suas principais ações para o território”. Logo em seguida, João Paulo Ribeiro, fiscal do programa GAC; Gabriela Souza, Secretária Executiva do Consórcio; Ulisses Guimarães e Lucas Gomes, técnicos que atuarão junto aos municípios consorciados,  puseram-se a explicar sobre o plano de atividades relacionadas à execução do convênio.

Já Luana Pimentel Ribeiro, especialista em Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, apresentou a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA e a parceria para implementação do instrumento nos municípios.

Simone Sodré, Coordenadora da Unidade Regional do INEMA; Alexandre Athayde da Silva e Bruno Barros de Souza, especialistas da Unidade Regional do INEMA, por sua vez, falaram sobre licenciamento ambiental, fiscalização, controle social e gestão participativa, além de avisarem sobre cursos de capacitação que serão promovidos.

Na ocasião, os responsáveis pela pasta do Meio Ambiente nos municípios consorciados puderam sanar dúvidas relacionadas ao programa e sua execução nos territórios.