Prefeitos do Consórcio Chapada Forte, unidos com seu presidente Wilson Cardoso, desembarcaram em Brasília, nesta quinta-feira (09), para assinar convênios com o Ministério da Cidadania, que vão possibilitar a implantação de cisternas e hortas comunitárias no território da Chapada Diamantina.

O encontro ocorreu na Central de Apoio aos municípios consorciados, na sala do Consórcio Chapada Forte, localizada na capital federal, e contou com a participação do Ministro da Cidadania João Roma; de

Robson Tuma, Secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania; de Delcimar de Oliveira Silva, Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, além de Roberta Roma e de Felipe Botelho, diretor DEFISP.

Integram a comitiva dos prefeitos chapadeiros o presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso; o prefeito de Boa Vista do Tupim e vice-presidente do Chapada Forte, Helder Lopes Campos; a Secretária-Executiva do Chapada Forte, Gabriela Souza; a prefeita de Mucugê, Ana Medrado; a prefeita de Boninal, Celeste Augusta; o prefeito de Palmeiras, Ricardo Oliveira; o prefeito de Novo Horizonte, Djalma Abreu; o prefeito de Piatã e Diretor de Educação do Consórcio, Marcos Paulo; além do vice-prefeito de Iramaia, Antônio Rodrigues, e do presidente da Câmara dos Vereadores de Boa Vista do Tupim, João Itajaí Aragão.

Os convênios firmados entre o Consórcio e o Ministério da Cidadania vai impulsionar a cadeia produtiva da região da Chapada, ao mesmo passo que leva água aos locais remotos e estimula a produção agrícola coletiva. O primeiro convênio trata sobre a instalação de cisternas, cujo investimento é de mais de 15 milhões de reais. O segundo, cujo objeto é a criação das hortas comunitárias, na ordem de mais de 2 milhões de reais.

Wilson Cardoso, presidente do Consórcio, afirma que com estes convênios toda a região terá como potencializar seus sonhos produtivos. Segundo ele, a união pelo bem da Chapada ficou muito visível durante o encontro, e diz que só assim é possível fazer o bem para o povo.

“Hoje nós temos a prova de que a união, o amor e a responsabilidade são decisivos para fazer da nossa Chapada uma referência de produtividade. Com esses convênios será possível realizar sonhos produtivos, levar assistências às famílias mais carentes, impulsionar os pequenos produtores a continuarem produzindo, além de promover uma verdadeira universalização do acesso à água. É importante levar água, um direito básico, a todos os nossos cidadãos, para que eles possam continuar produzindo com qualidade”, disse.

“Meu coração está em festa, assim como os dos demais prefeitos que compõem o [Consórcio] Chapada Forte, porque nós sabemos o quanto estes convênios serão importantes para nossa região”, conclui.

Já para o Ministro da Cidadania João Roma, o projeto vai transformar a realidade de muitas famílias do interior da Bahia. De acordo com ele, oportunizar o acesso à água e, posteriormente, à produção, contribui decisivamente para garantir a segurança nutricional dessas populações carentes.

“Isso vai transformar a realidade de muitas famílias necessitadas no Nordeste, porque nós conseguiremos avançar muito na disponibilização de água para beber e produzir, através de pequenas hortas comunitárias. Foi uma construção muito salutar, uma vez que juntamos tanto o abastecimento de água quanto a ampliação da produtividade através da agricultura familiar, o que é, sim, um quesito muito importante no âmbito da segurança alimentar e nutricional”, pondera.

Wilson Cardoso agradeceu, com os demais prefeitos, ao Ministro por ter comparecido à inauguração da Central de Apoio aos municípios consorciados no dia 09 de novembro de 2021. Agora, o ministro retorna para assinar estes grandes convênios, que irão universalizar o acesso à água na região da Chapada, possibilitando maiores investimentos nas hortas comunitárias. Com estas ações, será possível diminuir as desigualdades sociais e promover a segurança alimentar e nutricional das famílias carentes