Com cerca de meio milhão de habitantes, a Região da Chapada, no Centro-Sul Baiano entrou de vez no cenário do futebol da Bahia. A região ganhou sua própria competição, que promete movimentar ainda mais o turismo e a economia local, e promover a geração de empregos diretos e indiretos.

Trata-se da Copa Chapada Forte, que terá sua primeira edição realizada ainda neste ano. O campeonato foi idealizado pelo Consórcio Chapada Forte, que reúne 20 cidades da região e tem como presidente o prefeito de Andaraí, João Lucio Carneiro.

Lucio esteve na Federação Bahiana de Futebol, nesta terça-feira (18), para discutir detalhes do certame. Acompanhado da secretária executiva do Consórcio, Ises Chaves, ele foi recebido pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente, Ricardo de Lima, e a diretora técnica, Taíse Galvão.

Em reunião, os dirigentes garantiram o apoio da FBF ao torneio, que terá como parceiros, também, as prefeituras municipais. O Consórcio ainda buscará o apoio da Sudesb.

A Copa Chapada Forte, segundo João Lucio, deve reunir 24 Seleções. O objetivo é contar com as participações das 20 cidades que compõe o Consórcio e mais quatro convidadas.

Inicialmente, já estariam garantidas, além de Andaraí, as cidades de Marcionilio Souza, Mucugê, Ibicoara, Palmeiras, Boninal, Itaetê, Seabra, Lajedinho, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Barra de Estiva, Boa Vista do Tupim, Itaberaba, Ruy Barbosa, Nova Redenção, Lençóis, Morro do Chapéu e Abaíra.

"Essa competição será de grande importância para a região, promoverá a integração entre os municípios. Além disso, estimulará a inclusão social através do esporte. Nossa região já dispõe de excelentes equipamentos esportivos. Tem tudo para ser um sucesso", disse o prefeito.

No local, também ficou definida a realização de uma assembleia com todos os municípios da Chapada Forte, prevista para acontecer em 16 de setembro, onde será apresentada toda a competição.

Ainda durante a visita do prefeito e da secretária, o presidente Ednaldo Rodrigues garantiu a realização e um curso de formação e qualificação de árbitros de futebol na região, através dos instrutores FIFA - Futuro - III, os quais também são membros da CEAF/BA (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia).