Nesta terça-feira (01), o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e o Consórcio Chapada Forte assinaram uma ordem de serviço a fim de autorizar o Consórcio a a iniciar a execução, já nos próximos dias, os serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva das Rodovias da Chapada Diamantina. A assinatura do contrato aconteceu na sede da Seinfra, com a presença do secretário Marcus Cavalcanti, do presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, João Lúcio; da assessora do Mandato, Loize Menezes, entre outros.

Ao todo, cerca de R$ 1,2 milhão serão investidos em mais de 300 km de trechos das rodovias. Presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito do município de Andaraí, João Lúcio destaca os principais benefícios do convênio. "Esse contrato possibilitará a recuperação das principais rodovias da Chapada Diamantina, contribuindo sigficativamente para o tráfego nos locais. Haverá melhora no fluxo turístico, uma vez que a região é um dos principais destinos turísticos do Estado, e também mais segurança e comodidade aos moradores daquela região", pontua.

Fazem parte das rodovias recuperadas certos trechos da BA 142, entroncamento com a BR 242; a BA 851, entroncamento com a BA 142; a BA 131; a BA 900, entroncamento com a BA 142; BA 148, entroncamento com a BR 242; a BA 849, entroncamento com a BR 242. A recuperação inclui operações tapa-buracos, sinalização de estradas, limpeza de bueiros, serviços de roçagem, além do patrolamento e encascalhamento de rodovias específicas associadas ao Vale do Capão, em Palmeiras. Outros municípios também serão beneficiados, como Abaíra, Andaraí, Boninal, Iramaia, Itaetê, Mucugê, Nova Redenção e Piatã.

"Aproveito para agradecer o nosso Governador Rui Costa, pela sensibilidade e parceria junto aos consórcios intermunicipais. Parcerias como essa - que inclusive foi feita junto à Seinfra, através do secretário Marcus Cavalcanti e de toda sua equipe - e como outros convênios de interesse das municipalidades, contribuem para o fortalecimento da nossa região", destacou o presidente João Lúcio.
​​​​​​​​​

Participaram também da reunião o vice-presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Marcionílio Souza, Adenilton Meira; a secretária executiva do Consórcio, Ísis Chaves; o engenheiro Civil do Consórcio, Hudson Prado; representando o município de Palmeiras, o prefeito Ricardo Guimarães, o vereador Gilberto Neto e o Procurador-Geral Thiago Rola; o prefeito de Itaetê, Valdes Brito; assessor do município Marcionílio Souza, Paulo César Teixeira; do engenheiro da Seinfra, Renan; do coordenador de Consórcios da Seinfra, Zenildo Brandão.